AB Notícias Paraná

INFORMATIVO ESTADUAL - 12.07.2018

Há 21 anos divulgando o Paraná

Supervisão de Ayrton Baptista

Enviado para mais de 600 veículos de comunicação

 

ERVA-MATE NO TOPO

Um novo projeto de lei pode recolocar no radar do agronegócio a erva-mate. A iniciativa tem o objetivo de promover a produção, a industrialização e o consumo da erva-mate e produtos derivados, por meio de instrumentos como incentivo ao crédito, à pesquisa e à assistência técnica.

ELEIÇÕES 2018

O primeiro debate de TV entre candidatos ao governo do Paraná já tem data. Será no dia 16 de agosto, às 22 horas, na TV Band Curitiba. As empresas, tanto emissoras de rádio e TV, quanto canais na internet, são obrigadas a convidar para debates eleitorais os concorrentes com representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional.

DÍVIDA CRESCE

O endividamento dos paranaenses recuou 1,4 ponto percentual de maio para junho. Porém, o estado ainda detém o maior índice de famílias com dívidas: no mês de junho, 89,6% famílias estavam endividadas. Com esta marca, o estado ficou à frente de Roraima e por Santa Catarina.

NOSSAS RAÍZES

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, em Paranaguá, inaugura a exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso jeito de ser Guarani”. A exposição trata da elaboração do artesanato dos povos Guarani Mbya como meio fundamental para sua continuidade sociocultural, seu modo de vida e suas práticas espirituais. Na imagem, Paulo Acosta trabalha na criação de uma estatueta em madeira vixo ra’anga, representando uma coruja.

FRIO BATE RECORDE

A última madrugada foi a mais fria deste inverno no Paraná. Até às 6h, as menores temperaturas tinham sido registradasem na Lapa, -0,8ºC, e em Colombo, -0,2ºC, na Região Metropolitana de Curitiba. As condições são bem favoráveis a formação de geadas, especialmente no sul do Paraná, como em União da Vitória e Palmas.

JOGOS ESCOLARES

Acontece em Apucarana até este sábado,14, os Jogos Escolares do Paraná. São 15 locais de competição, sendo o Lagoão o principal dele, com a disputa de seis das 17 modalidades. O objetivo é incentivar a prática de esportes entre os estudantes da rede pública do Estado.

TRÂNSITO X ÁLCOOL

A Guarda Municipal de Curitiba passou a fazer blitze de trânsito com o uso de bafômetros. Os guardas agora atuam de maneira mais efetiva, inibindo a prática de beber e dirigir, que ainda causa tantos acidentes fatais.

ARTE EM PAUTA

Será realizado em Curitiba, o Festival Subtropikal. O evento vai até o dia 15 de julho, é um convite para os curitibanos explorarem, curtirem e refletirem sobre a cidade. O Palacete Zacarias de Paula Xavier, será o palco de oficinas, apresentações, intervenções artísticas e o circuito de debates conhecido como REFLITA.

EM CASCAVEL

O Paraná contará com um novo aeroporto. Será o Aeroporto Regional do Oeste, nas proximidades de Cascavel. A área, onde deverá ser construído o novo aeroporto, fica entre os municípios de Cascavel e Tupãssi. O projeto da obra será doado pela Itaipu Binacional.

VACINA EM BAIXA

O Paraná tem vacinado menos pessoas do que deveria, especialmente crianças. Em 2017, por exemplo, a meta era vacinar 95% do público-alvo com a tríplice viral. A cobertura, porém, foi de 86,2%. O Ministério da Saúde entende que a eliminação de doenças tem criado a falsa sensação de que não é mais necessário tomar vacinas.

CONTROLE ANIMAL

O “Castramóvel”, que faz os atendimentos pela prefeitura de Curitiba, estará na regional do Cajuru,em Curitiba. Aunidade ficará estacionada no Parque dos Peladeiros, que fica na Rua Antônio Moreira Lopes, 190, no Uberaba, até a sexta-feira, 13. Durante toda a semana, devem ser feitas 600 castrações de cães e gatos.

 

** O uso deste material é facultativo, no todo ou em parte.

Pede-se a gentileza de citar a fonte (AB Notícias Paraná).

Todos os direitos reservados | © 2018 | AB
desenvolvido por