AB Notícias Paraná

INFORMATIVO ESTADUAL - 14.08.2017

Há 20 anos divulgando o Paraná

Supervisão de Ayrton Baptista

Enviado para mais de 600 veículos de comunicação

 

AGRICULTURA E ECONOMIA

A movimentação de Exportação no Porto de Paranaguá aumentou 129% em julho, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2016, haviam sido exportadas 801.071 toneladas de produtos agrícolas, como soja, milho e trigo. Neste ano, a quantidade mais que dobrou, passando de 1,8 milhão de toneladas. Esse é o melhor julho de todos os tempos.

  

ESTADO MAIS SEGURO

O Paraná fechou o primeiro semestre de 2017 com redução de crimes. A queda nos índices atingiu tanto os crimes patrimoniais como os crimes contra a pessoa. A baixa mais expressiva foi de 20,35%, verificada nos roubos cometidos contra comércios em todo o Estado: Também houve queda no índice de roubos registrados em residências: -1,2%. Já nos crimes cometidos sem o uso de violência foi de 1,24%.

  

FILA ZERO

O Mutirão Paranaense de Cirurgias está avançando para zerar a fila de espera por procedimentos de catarata em Foz do Iguaçu e toda a região. Com recursos do governo estadual, já foram feitas mais de seis mil cirurgias desde o ano passado. A iniciativa é um sucesso e está fazendo com que milhares de pessoas voltem a enxergar.

  

FESTIVAL DE LITERATURA

O Litercultura chega ao seu 5º ano em 2017 e acontece em Curitiba entre os dias 14 e 18 de agosto. Durante o evento obras de autores como Roberto Bolaño serão tema de debates entre escritores como Márcia Tiburi, Vladimir Safatle e Manuel da Costa Pinto. A ideia é entender cada obra e como elas podem ajudar a compreender as relações entre o Brasil e os demais países da América Latina.

  

PACIENTE REABILITADO

O Centro de Reabilitação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Cascavel, entregou 30 cadeiras de rodas motorizadas para clínica de fisioterapia da instituição. Elas fazem parte de um lote de 60 cadeiras que serão entregues aos poucos. Este é apenas um dos serviços do CRF da Unioeste credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As cadeiras são feitas sob medida e sem custo para os pacientes.

  

MESTRADO EM HISTÓRIA

Estão abertas as inscrições para o processo que vai selecionar os integrantes da segunda turma do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Paraná. O programa é ofertado no campus de Campo Mourão e, nesta edição, disponibiliza 12 vagas. O interessado precisa ter graduação em curso superior de licenciatura e lecionar a disciplina de História em escolas públicas ou privadas da rede básica de ensino.

  

VIAS EM RECUPERAÇÃO

Nos últimos seis anos foram investidos R$ 170 milhões em reforma de ruas e de rodovias paranaenses. No total, 257 convênios foram firmados com 173 prefeituras de todo o Paraná. Os recursos são destinados à recuperação de asfalto, aplicação de pavimentação em vias municipais. 

   

CULTURA LOCAL

Jaguariaíva, centro do Estado, realiza o Festival Cultural entre 9 e 15 de setembro. O evento conta com shows culturais locais e de nível nacional. Quem passar pela festividade também poderá conferir uma praça de alimentação com diversas opções de pratos. Já as crianças têm uma programação especial com um divertido parque de diversões.

 

NA CAPITAL

Dois quilômetros da Estrada do Ganchinho, no Umbará, em Curitiba, contarão com obras de revitalização. O projeto deve ser iniciado em no máximo 45 dias e será financiado pelo governo do Estado. A reforma da Estrada é esperada há mais de 20 anos pela população da capital.

  

MOVIMENTO INVOLUNTÁRIO

Tiques nervosos atingem uma em cada seis crianças no mundo. Os movimentos ou sons involuntários mais freqüentes são sacudir a cabeça, franzir a testa, morder os lábios e arrancar pelos dos supercílios. Essas contrações são dividas em dois graus: o simples que implica em um só músculo e o complexo que altera o funcionamento de vários grupos musculares.

 

VALE DO IVAÍ

Estão liberados os contratos para a construção de 65 casas populares para famílias de Kaloré, na região do Vale do Ivaí. A expectativa é de que, na próxima semana, as 12 famílias restantes também assinem a documentação, o que permitirá o início das obras das 77 moradias. O projeto está orçado em R$ 5,6 milhões.

 

 

** O uso deste material é facultativo, no todo ou em parte.

Pede-se a gentileza de citar a fonte (AB Notícias Paraná).

 

Todos os direitos reservados | © 2017 | AB
desenvolvido por