AB Notícias Paraná

INFORMATIVO ESTADUAL - 16.04.2018

Há 20 anos divulgando o Paraná

Supervisão de Ayrton Baptista

Enviado para mais de 600 veículos de comunicação

 

CULTIVO FRUTÍFERO

Em 2016, o Paraná produziu cerca de 1 milhão de toneladas de frutas, o que representa 3,6% da nacional e coloca o Estado como o oitavo maior produtor do Brasil. O cultivo de frutíferas é desenvolvido de Norte a Sul do Estado por cerca de 20 mil produtores. 

  

SETOR TERCIÁRIO

A economia do Paraná deve ser puxada pelo setor de serviços e pela indústria em 2018. A projeção é de um crescimento do PIB de 2% nesse ano. O setor terciário, que engloba além do comércio e serviços, a administração pública e a atividade de intermediação financeira, representa cerca de 65% da economia do Estado.

  

IBGE

A concentração de renda no Paraná diminuiu de 2016 para 2017, segundo levantamento divulgado pelo IBGE. O topo da pirâmide, formado por 1% dos mais ricos, tinha 10,4% da massa de rendimentos do Estado e passou a deter 10,1%. Na média nacional, também houve queda, de 12,3% para 12,2%.

  

ARTE EM CERÂMICA

O Centro Juvenil de Artes Plásticas abre no dia 19, a exposição (RE)Criar com obras feitas por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. São obras em cerâmica, além de fotos que representam os seus sonhos, olhares, o que amam e os deixam felizes. A entrada é gratuita e a mostra permanece até o dia 19 de maio.

  

CONTA DE LUZ

A Copel ampliou os pontos de recebimento de contas de luz após romper convênio com a Caixa Econômica e, portanto, não mais receberem lotéricas. Em Curitiba, o número de estabelecimentos conveniados passou de 55 para 413, de acordo com a Copel. No entanto, de acordo com a Copel, em fevereiro deste ano, o banco reivindicou um reajuste de 47% nessa taxa.

  

EVENTO MUSICAL

Será realizado o Festival Universitário da Cançãoem Ponta Grossa. Oevento é promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os interessados devem se inscrever até 11 de maio, enviando a ficha de inscrição no www.uepg.br/fuc pelo e-mail fuc.uepg.@gmailcom. A taxa de inscrição é R$ 30 por música. As etapas regional e nacional do 31º FUC serão realizadas nos dias 28, 29 e 30 de junho, no Cine Teatro Ópera. 

  

EDUCAÇÃO INTEGRAL

A rede estadual de ensino possui 56 escolas que ofertam a Educaçãoem Tempo Integralpara alunos do ensino Fundamental e Médio. Além das aulas eletivas, os estudantes participam de atividades relacionadas aos Componentes Curriculares Obrigatórios do Mundo do Trabalho e Protagonismo Juvenil, aulas de Espanhol e Inglês.

 

SOLIDÃO EM PAUTA

Segundo pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, a solidão resulta em um aumento de 50% de morte prematura. Solidão e isolamento também estão associados com aumento da pressão sanguínea, níveis elevados de colesterol, depressão e, além da diminuição de habilidade cognitiva e possível surgimento de Alzheimer.

 

SEGURANÇA PARA PEDESTRE

A PR-090, conhecida como Estrada do Cerneem Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba, recebeu novas calçadas que aumentaram a segurança de quem caminha ao longo do trecho de 11 quilômetros. Os novos pontos de ônibus que foram construídos nos dois sentidos da Estrada do Cerne também facilitam a rotina de quem usa o transporte público.

 

RISCO DE H1N1

O Paraná soma quatro mortes por gripe desde o início de 2018, duas delas causadas pelo vírus H1N1, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Além da vacina, outros cuidados podem ser tomados para se impedir a contaminação por qualquer um dos vírus da gripe, aponta, como lavar as mãos com água e sabão, manter os ambientes arejados, ingerir bastante água, evitar lugares com aglomeração de pessoas.

 

EM COLOMBO

Os clientes da Sanepar em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, agora têm um novo escritório de atendimento, em novo endereço, na Vila Guarani. Maior e mais confortável para consumidores e empregados, o local oferece um ambiente melhor de trabalho e de prestação de serviço. O escritório fica na Rua Kelvin, nº 50. O horário de atendimento permanece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

 

** O uso deste material é facultativo, no todo ou em parte.

Pede-se a gentileza de citar a fonte (AB Notícias Paraná).

 

 

Todos os direitos reservados | © 2018 | AB
desenvolvido por